Quais são os melhores alimentos para sua saúde? Conheça os melhores alimentos e mais saudáveis do mundo. Inclua hoje mesmo em seu cardápio essa lista de alimentos saudáveis.

alimentação saudavel

A alimentação saudável deveria fazer parte da vida de todas as pessoas, sem exceção. Afinal, todo o nosso organismo depende de uma alimentação equilibrada para funcionar corretamente, tanto no aspecto físico como mental.

Por isso, é importante consumir aqueles alimentos que podem ser considerados os melhores alimentos para a saúde do corpo e do cérebro. São basicamente os alimentos naturais, sem conservantes nem manipulações.

Uma vida saudável se baseia na ingestão correta e constante de nutrientes que podem evitar e prevenir doenças no corpo inteiro.

Veja neste artigo quais são os melhores alimentos para a saúde e por que eles são tão importantes dentro de uma alimentação saudável.

Importância da alimentação saudável

vida-saudável
Uma alimentação saudável traz muitos benefícios à saúde do corpo e da mente.

Os alimentos são o combustível do nosso corpo e, para que ele funcione corretamente, estes alimentos devem ser de qualidade. Os alimentos devem ser benéficos tanto para a saúde do corpo quanto para a saúde mental.

Além de prevenir doenças e combater o envelhecimento precoce, uma alimentação saudável também contribui para a maior disposição do corpo ao realizar as atividades do dia a dia.

Quando o corpo está bem nutrido, até a autoestima das pessoas melhora. Fora isso, o humor e a memória ficam mais apurados e bem desenvolvidos. E estes são apenas alguns dos benefícios de uma alimentação saudável.

Por isso, é importante criar hábitos de alimentação saudáveis para todos os membros da família, principalmente para os que estão em fase de desenvolvimento como crianças, adolescentes, grávidas, lactantes e idosos.

Alimentos bons para a saúde

dicas para uma alimentação saudavel
O organismo como um todo é beneficiado através de uma alimentação saudável.

Alguns alimentos são fundamentais para manter uma vida saudável, especificamente para algumas áreas do corpo. Apesar de estarem direcionados à determinadas áreas do corpo, os alimentos não escolhem apenas um lugar onde irão atuar.

O organismo como um todo é beneficiado quando possui a prática de uma alimentação saudável.

Estes são alguns dos alimentos que fazem bem para a saúde do corpo:

Saúde do cérebro

O cérebro é um órgão que se deteriora muito com o passar do tempo, por causa das doenças típicas do envelhecimento como o Alzheimer.

Além de manter um corpo ativo com atividades físicas, uma alimentação saudável é essencial para a preservação do bom funcionamento do cérebro, e isso implica no bom desempenho do corpo como um todo.

Estes são os alimentos mais indicados para a saúde do cérebro: Abacate, cacau, tomate, chia, azeite de oliva, peixe e brócolis. Possuem antioxidantes, Ômega 3 e outros nutrientes que evitam a deterioração das células cerebrais.

Saúde do coração

Os alimentos mais indicados para a saúde deste órgão vital são aqueles que possuem fibras, antioxidantes e gorduras boas.

São exemplos: aveia, azeite, tomate, alho, sardinha, suco natural de uva que possui o resveratrol, substância que previne o envelhecimento das células, banana e cacau, presente no chocolate amargo.

Uma alimentação balanceada reduz drasticamente o risco de doenças cardíacas como acidente vascular cerebral, infarto e hipertensão arterial.

Saúde dos olhos

O envelhecimento é um dos principais fatores para o surgimento dos problemas oculares. E a alimentação saudável protege os olhos de doenças muito corriqueiras como olho seco e previne a degeneração macular.

Melhores alimentos para os olhos: vegetais verdes como couve, brócolis e espinafre, alho, cebola, peixes, ovos, castanhas e cenoura.

São alimentos ricos em vitamina A, E e Ômega 3, que ainda agem prevenindo o diabetes e a hipertensão arterial.

Alimentos que dão mais disposição

Ricos em vitaminas e minerais, possuem antioxidantes e dão mais energia para o corpo realizar as atividades do dia a dia. A serotonina, presente na banana, por exemplo, melhora o humor, reduz o cansaço e a fadiga.

Alimentos que dão mais energia para o corpo: açaí, chá verde, mel, chocolate amargo, banana, guaraná e oleaginosas como castanhas, nozes e sementes.

Mantenha a variedade de alimentos

Além dos alimentos específicos citados acima, não podemos esquecer de todos os outros alimentos que fazem bem para a saúde, que estão presentes na natureza e devem fazer parte de uma alimentação saudável.

São principalmente as frutas, legumes, verduras e vegetais em todas as suas variações e cores.

Alimentos integrais devem ter preferência de consumo em vez de alimentos refinados, feitos com farinha de trigo tradicional. Consuma massas, pães e outros alimentos integrais, que dão mais saciedade e são ricos em fibras.

Ovos, frango e carne vermelha também são alimentos essenciais para que você tenha uma vida saudável. A carne vermelha, no entanto, deve ter seu consumo mais moderado.

Evite os doces, sorvetes, pizzas, enlatados e embutidos, conservas em geral, chocolates com baixo percentual de cacau na composição e todos aqueles alimentos que nós sabemos que não nos fazem bem.

Dicas para manter uma alimentação mais saudável

dicas para uma alimentação saudavel
Mantenha uma alimentação saudável em sua rotina.

Procure inserir estas dicas de alimentação na sua rotina. Pense em como você poderá ter uma vida saudável, fazendo pequenas mudanças e substituições e adquirindo novas práticas diárias de alimentação.

  • Procure manter uma alimentação balanceada, abrangendo todos os grupos alimentares: carboidratos, proteínas e gorduras boas.
  • Evite ou reduza o consumo dos alimentos industrializados e bebidas alcoólicas.
  • Prefira consumir frutas em vez de sucos, para aproveitar melhor as fibras.
  • Ingira bastante água. Dois litros por dia, pelo menos
  • Faça pequenas refeições ao longo do dia, de 3 em 3 horas
  • Evite exageros no consumo do sal e do açúcar
  • Mastigue bem os alimentos e faça as suas refeições com calma
  • Compre as suas frutas, legumes e verduras semanalmente para ter mais variedade e qualidade nos alimentos
  • Entre consumir um alimento cru ou cozido, prefira a versão crua que preserva mais os nutrientes.

Você viu que os melhores alimentos para a saúde são aqueles conhecidos, mais fáceis de encontrar e de consumir no dia a dia. Também são acessíveis em relação ao preço.  Portanto, não há desculpa para não ter uma vida saudável através da alimentação. Basta incorporar alguns hábitos saudáveis na sua rotina e focar nos alimentos considerados os melhores alimentos para a saúde do corpo e da mente humana.

Você já consome esses alimentos em seu dia a dia? Comente abaixo sua experiência e ajude mais pessoas a ter uma vida saudável.

One Reply to “Quais são os melhores alimentos para sua saúde? Conheça os melhores alimentos e mais saudáveis do mundo. Inclua hoje mesmo em seu cardápio essa lista de alimentos saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *