Pimenta de cheiro: benefícios à saúde A pimenta de cheiro é um tipo bastante consumido no nordeste. Ela pode trazer muitos benefícios à saúde, pois é rica em fibras e vitaminas.

beneficios pimenta de cheiro

pimenta de cheiro é um alimento de baixa caloria. Ela fornece apenas 40 calorias por 100 gramas de seu consumo. Além disso, ela é rica em carboidratos e fibras alimentares. As vitaminas como a Vitamina A, Vitamina B6 e Vitamina C.

A pimenta de cheiro também possui alguns minerais, tais como Magnésio, Ferro e Potássio são encontrados em pimenta de cheiro. A Capsaicina é um composto presente na pimenta de cheiro, que é responsável para o calor fornecido pelo mesmo.

Veja mais sobre a pimenta de cheiro e conheça seus diversos benefícios neste artigo!

Onde se consome mais pimenta de cheiro?

Comer pimenta de cheiro  ainda não é um hábito disseminado por todo o Brasil. Mas em muitas regiões, como Norte e Nordeste, esse é um alimento indispensável à mesa. Assim, para destacar os benefícios da pimenta e esclarecer os mitos e verdades sobre ela, é preciso um pouco de informação.

Em geral, as pimentas têm propriedades nutritivas e fazem bem ao organismo. Mas, no Brasil, o consumo é tão baixo que seus valores nutritivos não fazem tanta diferença. Exceto em alguns casos e regiões que valorizam mais o seu consumo.

Em excesso, porém, a pimenta pode causar irritações na boca, no estômago e no intestino. Para se ter uma ideia em questão de quantidade, os coreanos e os tailandeses consomem cerca de 8 gramas do fruto por dia. Já os brasileiros ingerem meio grama.

É importante ressaltar que as qualidades nutricionais da pimenta também são encontradas em outras frutas e legumes. Por isso o consumo dela não é obrigatório, mas pode ser muito complementar e importante.

Além disso, quem geralmente come pimenta é porque realmente gosta do sabor, e não pela questão nutricional que ela pode agregar. Porém, mantendo uma ingestão moderada, a pimenta não representa risco ao organismo. Por isso é sugerida em muitas dietas e até em tratamentos.

Benefícios da pimenta de cheiro

beneficios pimenta de cheiro

Para saber sobre outros tipos de pimenta e seus benefícios, confira o post sobre os tipos de pimenta.

1. Os benefícios da pimenta de cheiro para o coração

pimenta de cheiro pode ser consumida afim de melhorar a saúde do coração. Pois, esta é rica em capsaicinoides, que ajuda a reduzir o colesterol no organismo.

Ela auxilia na quebra do colesterol e ajuda na elimina-los. Além disso, a pimenta de cheiro também ajuda no bloqueio da ação de um gene que pode dificultar o fluxo de sangue nas artérias. Ele bloqueia a ciclooxigenase-2, que pode contrair os músculos ao redor dos vasos sanguíneos.

2. Benefícios da pimenta de cheiro para perda de peso

pimenta de cheiro pode ser consumida em uma quantidade moderada para Perda de Peso. Ela é pobre em calorias e contém capsaicina, que ajuda a aumentar a taxa de digestão e também ajuda na redução de gordura.

Além disso, a pimenta de cheiro ainda ajuda na estimulação da produção de saliva, que auxilia no processo de desintegração de alimentos e de digestão.

3. Benefícios da pimenta de cheiro para a imunidade

pimenta de cheiro é rica em Vitamina A, que é conhecida como a vitamina anti-infecção.

Assim, ela pode ajudar a manter a membrana mucosa saudável. Além disso, a pimenta de cheiro mantém o sistema digestivo ativo e faz com que o trato urinário eficiente quando consumidos com moderação.

Ela também é boa para nariz entupido podem ser aliviadas com o seu consumo, uma vez que ajuda a estimular a secreção de muco.

Como é indicado consumir a pimenta de cheiro?

cultivo-de-pimentas-de-cheiro arde

Como a pimenta se dissolve na gordura, o mais indicado é que se tome leite, de preferência, integral, para acabar com a ardência. A água pode ajudar momentaneamente, mas depois a ardência volta.

Comer pão também é indicado, pois ele absorve a pimenta de cheiro. Além disso, ingerir algo ácido antes da pimenta pode diminuir a ardência. Isso porque a acidez eleva a salivação e lava as papilas salivares, aliviando essa sensação ruim.


Espero que tenha gostado das dicas e orientações sobre a pimenta de cheiro. Não deixe de nos acompanhar! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *