Pimenta calabresa: benefícios, origem e como usar Quer saber mais sobre a pimenta calabresa? Qual sua origem, como usar e quais os benefícios e malefícios à saúde? Confira!

A pimenta calabresa é bastante consumida e apreciada. Além disso, esta fornece diversos benefícios, além do seu sabor tão apreciado. Veja mais sobre a pimenta calabresa e seus diversos benefícios nesse artigo!

Qual a origem da pimenta calabresa?

As Pimentas trazidas das Américas no século 15 se adaptaram muito bem na Calábria que fica no Sul da Itália, onde o inverno é menos rigoroso e solo arenoso.

A temperatura média anual da região é de 18,5 graus. A temperatura média no inverno é de 11 graus e no verão 26 graus, ou seja, a região é mais quente que em Curitiba no PR.

As Pimentas são plantadas geralmente no mês de Janeiro e Fevereiro. Ou seja, bem no pico do inverno e no inicio do verão já estão prontas para a colheita.

A espécie que se adaptou bem na região é a Capsicum Annum, que é uma espécie resistente ao frio. Ou seja, independente do clima ela mantem morfologicamente a concentração de Capsaicina (ardido). Diferentemente das Capsicum Chinense que na região do Caribe produz as Pimentas mais ardidas do Mundo por causa do calor intenso o ano inteiro.

Quais são os benefícios da pimenta calabresa?

Além de servir como tempero nos mais variados pratos, a pimenta calabresa também traz benefícios à saúde. A iguaria é rica em vitaminas, possui ação anti-inflamatória e propriedades analgésicas, energéticas e anticâncer.

Além de aliviar os sintomas da enxaqueca, a pimenta calabresa reduz os riscos de doenças crônicas e tem ação descongestionante, antibacteriana e expectorante. Quando consumido diariamente, o ingrediente aumenta a resistência física e favorece a redução de coágulos no sangue.

Some a todos esses benefícios as propriedades da pimenta calabresa que auxiliam no emagrecimento. Além de inibir o apetite, ela possui índices muito baixos de gordura e aumenta o gasto calórico corporal. Com esse ingrediente presente na dieta, as chances de sucesso ficam maiores.

Como você pode ver, não faltam motivos para o consumo frequente da pimenta calabresa. Inclua a iguaria em diferentes receitas, mas tenha moderação: como ela é produzida a partir da secagem do fruto, o sabor e o ardor ficam realçados.

A pimenta calabresa ajuda a emagrecer

Para as pessoas que fazem dieta, temos uma novidade interessante que é a pimenta calabresa. Ela realmente ajuda a emagrecer por conta de suas propriedades principalmente a sua ação termogênica que, possui facilidade e eficiência na queima de calorias trazendo efeitos maravilhosos para a perda de peso.

Assim, os seus benefícios garantem também a inibição de apetite e isso ajuda na boa forma. Em poucos dias as pessoas podem ter a silhueta fina. Se ela for adicionada a uma alimentação balanceada as suas propriedades atuarão de maneira rápida.

Como usar a pimenta calabresa

As pimentas calabresas são ótimas aliadas da boa forma, e por isso elas podem ser consumidas nas refeições de maneira satisfatória. Não é necessário consumir em excesso para emagrecer ou obter os benefícios que ela oferece. Apenas com leves pitadas nas receitas caseiras em casa é que as pessoas podem conseguir emagrecer.

Em saladas, molhos, frangos, arroz, carnes e até nas receitas doces como mousses e outras variações light a pimenta calabresa pode ser usada. Ela cai bem em diferentes receitas e assim podemos usar ela como uma grande aliada do corpo perfeito.

Até mesmo em sucos antioxidantes podemos usar a sua eficiência que garante uma barriga mais bela e um corpo mais bonito. Diante de excelentes funções ela ajuda a emagrecer, mas além desse grande benefício ela ainda ajuda a evitar doenças cancerígenas e também do coração.

Além disso, ela é afrodisíaca, possui ações termogênicas que atuam levando mais energia ao corpo das pessoas. Dando a elas mais disposição para malhar e, mais rápida queima de calorias. A pimenta calabresa ajuda ainda a regular o organismo e o trânsito intestinal funciona de forma mais eficiente.

Para conhecer outros tipos de pimenta e seus benefícios, confira o post sobre os tipos de pimenta.


Espero que tenha gostado das dicas e orientações sobre o assunto. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *