Pêssego: os incríveis benefícios à saúde O pêssego é uma fruta doce e prática. É muito fácil inclui-la em sua dieta. Ela apresenta nutrientes importantes para o corpo e contém baixas calorias.

O pêssego é uma fruta doce e prática. É muito fácil inclui-lo em sua dieta diária. A fruta também apresenta muitos nutrientes importantes para o corpo e contém baixas calorias.

Saiba tudo sobre essa fruta e conheça os principais benefícios do pêssego para a saúde. Confira!

Origem do Pêssego

A fruta tem origem no noroeste da China. Seu nome em latim é Prunus persica. Os pêssegos nascem em árvores que crescem em regiões temperadas em todo o mundo. Eles fazem parte da família das rosáceas, que incluem frutas como ameixas e cerejas.

A fruta tem como característica uma polpa doce e macia, com uma grande semente central. Possui uma casca aveludada com aroma suave e doce.

Estão disponíveis em tamanhos diferentes, e suas cores podem variar de amarelo a vermelho, dependendo do país de origem.

Valor nutricional do pêssego

A fruta inclui uma grande variedade de nutrientes e minerais, fundamentais para um corpo saudável.

Eles são ricos em vitamina A, vitamina C e beta-caroteno. Também são boas fontes de vitamina K, vitamina E, vitamina B1 e B2 e vitamina B6.

Já os minerais, o pêssego é rico em cálcio, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.

Ele apresenta poucas calorias (68 calorias) e não contém gordura saturada nem colesterol. Também é uma fruta rica em fibras, contendo cerca de 3g em uma porção.

Benefícios do pêssego para a saúde

Os benefícios do pêssego para a saúde são muitos. Incluem: diminuição da obesidade, risco de câncer, colesterol e doenças neurodegenerativas. Também ajuda a manter a visão saudável, faz muito bem para a pele, sistema nervoso e ajuda a ter ossos e dentes saudáveis.

Também possuis propriedades antioxidantes e anti-envelhecimento. Ajuda na digestão e na saúde celular. Também é ótimo se consumido por grávidas, pois ajuda no desenvolvimento do feto e do sistema imunológico.

1. Previne câncer

Os pêssegos são ricos em compostos fenólicos e carotenoides. Essas substâncias tem propriedades anticancerígenas e ajudam a prevenir câncer de mama, pulmão e cólon. O beta-caroteno, presente no pêssego, proporciona um efeito protetor contra o câncer de pulmão.

Estudos indicam que o ácido clorogênico e o ácido neoclorogênico, presentes no pêssego, exercem efeitos benéficos na inibição do crescimento de células de câncer, sem afetar as células normais. Ao contrário do tratamento com quimioterapia, que também afeta negativamente as células saudáveis.

A fruta também é uma excelente fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante, que ajuda a combater a formação de radicais livres que causam câncer.

2. Saúde da visão

A fruta é rica em beta-caroteno. O beta-caroteno, que se converte em vitamina A, desempenha um grande papel na saúde da visão. Ele também ajuda na prevenção de doenças oculares como: cegueira, catarata e xeroftalmia.

Uma maior ingestão de frutas (3 porções ou mais por dia) mostrou uma diminuição no risco e na progressão da degeneração macular relacionada à idade.

3. Auxilia na digestão

Como a fruta é rica em fibras, ela auxilia na boa digestão. A fibra ajuda na absorção de água e na prevenção da constipação, hemorroidas, úlceras no estômago e gastrite.

Também ajuda na limpeza e eliminação de resíduos tóxicos do intestino. Devido às suas propriedades laxantes, o pêssego também ajuda na dissolução de pedras dos rins e da bexiga.

4. Bom para grávidas

O pêssego possui vitaminas e minerais importantes durante à gravidez. A vitamina C ajuda no crescimento saudável dos ossos, dentes, pele, músculos e vasos sanguíneos do bebê. Também ajuda na absorção de ferro, o que é extremamente importante durante a gravidez.

O potássio ajuda a evitar as cólicas e a fadiga geral, comum durante a gravidez. A presença de fibra auxilia na digestão saudável e reduz a constipação.

Benefícios do pêssego para pele 

Você já deve ter ouvido a expressão ‘pele de pêssego‘. Isso se deve a textura aveludada da casca da fruta. Mas você sabia que a fruta tem papel importante no desenvolvimento de uma pele saudável e bonita?

A fruta possui importantes antioxidantes, que fazem maravilhas a pele. A principal é a vitamina C, que pode reduzir as rugas, melhorar a textura geral da pele e ajudar a combater os danos causados ​​excesso de sol e pela poluição. A vitamina C também desempenha um papel vital na formação de colágeno.

Os pêssegos também exercem efeitos protetores sobre a pele contra a radiação ultravioleta.

O pêssego é muito utilizado na indústria de cosméticos, na fabricação de cremes e produtos para a pele. Como ele é rico em flavonoides, vitaminas e minerais, ele ajuda a eliminar células mortas e também a hidratar e revitalizar a pele.

Eles promovem uma recuperação mais rápida de problemas da pele, como manchas e espinhas.

Como incluir o pêssego em sua alimentação

O pêssego é uma fruta muito fácil de incluir em sua alimentação diária. É super prático de carregar para qualquer lugar, sendo uma ótima opção de lanche.

Você também pode incluir a fruta em saladas. Experimente fazer uma salada de folhas verdes e incluir alguns pedaços de pêssego. Fica uma delícia!

Você pode adicionar a fruta em sucos, shakes e smoothies em seu café da manhã. Ou adicionar a aveia ou salada de fruta.


Agora que você já conhece os principais benefícios do pêssego e como inclui-lo em sua alimentação, que tal curtir e compartilhar com seu amigos essa informação?

Deixe seu comentário com sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *