Dicas básicas para ter uma alimentação saudável Ter uma alimentação saudável não é muito complicado. Vamos conhecer dicas básicas para incluir alimentos saudáveis em seu cardápio, de forma a ter uma vida melhor e, se desejar, perder peso.

dicas basicas para uma alimentação saudavel

Todo mundo sabe que a alimentação saudável é o pilar de um organismo são e de uma vida com mais qualidade, saúde e bem estar. Ela previne e até cura doenças, retarda o envelhecimento e deixa o corpo bem disposto.

Apesar de saber de tudo, infelizmente, muitas pessoas preferem deixar de lado a opção de ingerir comidas saudáveis para substituí-las por produtos  industrializados.

O resultado vem com o tempo. Anos e anos de alimentação errada trazem grandes prejuízos ao corpo, muitos destes incorrigíveis. A notícia boa é que nunca é tarde para corrigir os maus hábitos e usufruir dos benefícios de uma dieta saudável.

Hoje você vai saber como ter uma alimentação saudável, longe de industrializados e por que ela é tão importante para o nosso organismo.

Importância da alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é importante para o bom funcionamento do corpo como um todo. São os alimentos que mantém o nosso corpo de pé, que oferecem energia para as atividades diárias, físicas e intelectuais.

Por tudo isso é que deve ser tratado com carinho. E isso só é possível através da ingestão de comidas saudáveis e redução do consumo de alimentos que não fazem tão bem assim, como os alimentos não saudáveis.

Alguns alimentos são considerados mais saudáveis do que outros basicamente pela sua origem ou processamento antes de chegar até à mesa do consumidor.

Os alimentos que fazem parte de uma dieta saudável e que promovem saúde e bem estar são os de origem natural como legumes, frutas, verduras. Ainda nessa lista entram a carne branca de frango ou peixe e ovos.

As sementes, as oleaginosas e o azeite são importantes fontes de nutrientes e da gordura boa, que é essencial ao bom funcionamento do corpo.

Alimentos integrais possuem bastante fibra, dão mais saciedade e devem fazer parte de uma dieta saudável em substituição aos alimentos refinados. Eles também regulam o nível de glicose no sangue.

Alimentos que não fazem parte de uma alimentação saudável

alimentação saudavel
Devemos evitar os industrializados para ter uma alimentação saudável.

Existem alguns alimentos que são considerados menos saudáveis. Portanto, que você deve tomar mais cuidado na hora de ingeri-los.

Nessa lista entram os doces, bolos, chocolates, biscoitos recheados, temperos prontos ricos em sódio, sorvetes, margarina, congelados, frituras, embutidos, alimentos pré prontos, em pó, alimentos refinados como pães e massas feitos com farinha de trigo comum.

Os alimentos industrializados devem ser evitados por possuírem substâncias químicas que o nosso organismo não consegue processar. E, para eliminar essas substâncias, os órgãos como rins e fígado são muito exigidos.

Além disso, os alimentos industrializados podem desencadear alergias e intoxicações, além de apresentar substâncias cancerígenas.

Claro que é impossível abolir esses alimentos completamente da nossa rotina alimentar, e nem é preciso. Basta que eles sejam consumidos com moderação e substituídos por uma dieta saudável sempre que possível.

Ingerir líquidos também é importante

beber agua saude
Beber água também é importante para a saúde.

A água é o líquido responsável pela circulação de nutrientes dentro do nosso corpo. A água hidrata e também alimenta, por isso o consumo deste líquido precioso deve fazer parte da rotina de uma alimentação saudável.

Especialistas dizem que é preciso ingerir cerca de 30 ml de água por cada quilo que uma pessoa possua no seu peso. No final, o resultado gira em torno de 2 a 3 litros de água por dia.

É importante que você beba água ao longo do dia, desde a hora que acorda até a hora de dormir para manter o corpo sempre hidratado.

A água também acelera o metabolismo e, quando ingerida em jejum, ajuda no funcionamento dos órgãos internos do corpo.

Outra função fundamental da água é ajudar o intestino na formação do bolo fecal, prevenindo o famoso intestino preso. Uma dieta rica em fibras deve ser, também, rica em muita água.

Dicas de alimentação saudável

alimentação saudavel saude

Veja algumas dicas que você pode inserir no seu dia a dia para ter mais saúde e qualidade de vida.

  • Tenha sempre por perto uma garrafinha com água para não esquecer de se hidratar.
  • Não substitua a água por sucos, chás, café ou bebidas alcoólicas
  • Alimente-se com calma, mastigando bem os alimentos e sentindo o sabor de cada um.
  • Faça as suas refeições de 3 em 3 horas, dando preferência para refeições leves.
  • Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras que têm muitas fibras e nutrientes.
  • Diminua o consumo de enlatados, embutidos e outros industrializados
  • Evite frituras e alimentos ricos em sódio que contribuem para o inchaço e inflamação do corpo.
  • Ofereça para o seu corpo uma dieta saudável com grande variedade de alimentos.
  • Pratique a substituição de alimentos, dando preferência para os integrais e menos calóricos.
  • Coma proteína, dando preferência para carnes brancas, pois a carne vermelha aumenta os níveis de colesterol.
  • Crie novas e diferentes receitas e modos de preparo de refeições para estimular o paladar a novos sabores.

Sugestão de cardápio para uma alimentação saudável

Café da manhã: a primeira refeição do dia deve ser completa. Consuma ovos, pão integral, leite ou café e uma porção de fruta.

Lanche: esta refeição deve ser leve. Fruta ou mix de oleaginosas é suficiente.

Almoço: salada crua temperada com azeite, legumes cozidos no vapor, arroz integral, feijão, frango, carne vermelha ou peixe.

Lanche: iogurte com aveia, linhaça ou chia

Jantar: evite alimentos mais pesados nesta refeição. Invista na salada crua temperada com azeite, arroz integral, filé de frango grelhado e brócolis cozido no vapor.

Ceia: leite, chá, iogurte, oleaginosas, fruta

Este cardápio é uma mera sugestão que você deve adaptar de acordo com as suas preferências e rotina alimentar.

Outra dica é nunca ir dormir com fome, pois este período de descanso com certeza será prejudicado. O papel da ceia, como sexta refeição, é justamente manter o seu corpo alimentado durante o período do dia.


Estas são as dicas básicas para que você saiba como ter uma alimentação saudável seja com o intuito de emagrecer ou para investir no seu bem estar. Estando ciente de todos os benefícios que você pode usufruir, fica mais fácil buscar o equilíbrio de uma alimentação balanceada e seguir uma dieta saudável.

One Reply to “Dicas básicas para ter uma alimentação saudável Ter uma alimentação saudável não é muito complicado. Vamos conhecer dicas básicas para incluir alimentos saudáveis em seu cardápio, de forma a ter uma vida melhor e, se desejar, perder peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *