Benefícios e malefícios da Carne de frango A carne de frango apresenta benefícios ao corpo, principalmente por quem faz musculação. Mas será que ela pode fazer mal? Vamos conhecer mais sobre a carne de frango e seus nutrientes.

carne frango beneficios

A carne de frango é um dos alimentos mais populares na mesa dos brasileiros, principalmente devido à sua diversidade. Quer conhecer os benefícios e malefícios da carne de frango? Então confira este artigo que preparamos exclusivamente pra você!

Além de ser uma das opções mais baratas na hora de preparar os pratos do dia a dia, a carne de frango tem menos gordura e acaba sendo mais saudável do que a carne bovina, claro, isso quando comprada em locais seguros.

Um dos diferenciais da carne de frango é que ela acaba sendo muito versátil, sendo utilizada em diversas receitas e pratos.

Coxinha, tortas, sanduíches, salpicão, frango assado, panquecas, receitas fitness, tapioca, esfirras, pizza… Como você pode observar, a carne de frango é muito utilizada no Brasil pelo sabor diferenciado e versatilidade.

Porém, assim como todos os alimentos, existem benefícios e malefícios da carne de frango e você precisa estar bem informado para poder fazer as suas escolhas, não é mesmo?

Carne de frango, produção e consumo em grande escala

produção frango

Estima-se que a produção de carne de frango deverá somar 14,7 milhões de toneladas anuais até 2020. Outro fator impressionante é o consumo, que atingiu nível per capita de 50 kg por habitante e por ano.

Esse é um número geralmente apresentado por países desenvolvidos, mas também certamente está entrelaçado muito com a cultura brasileira e com a onda mais saudável e fitness que tomou conta do país nos últimos anos.

A carne de frango, além de mais barata, é utilizada em diversos pratos brasileiros. Somente em 2011, o Brasil produziu 13,058 milhões de toneladas de carne de frango, sendo que 9,1 milhões foram destinadas ao mercado brasileiro.

Consumida em diversas regiões, a carne de frango e derivados têm preços acessíveis e sempre estão disponíveis nos estabelecimentos comerciais preferidos dos consumidores, e isso certamente é um dos motivadores para o consumo tão grande.

Muitas vezes, é muito mais fácil encontrar carne de frango fresquinha no mercado do que as demais carnes, como de porco e vaca.

Outro fator que diferencia a carne de frango das demais, é que a sua produção é a que menos utiliza água, sendo que a ave é a que demora menos tempo no campo para alcançar o tempo de abate.

Caso você seja um apaixonado por carne de frango, não se preocupe, porque entre os benefícios e malefícios da carne de frango, os benefícios se destacam muito mais.

Vamos conferir agora?

Carne de frango – Benefícios

frango nutrientes

1. Carne de frango ajuda a proteger contra o câncer

Rica em vitamina B3, a carne de frango ajuda a proteger o indivíduo de doenças como o câncer. Além disso, a carne de frango é rica em selênio e conta com muitos nutrientes benéficos para a saúde em geral.

2. Carne de frango tem alto teor de proteína

Outro beneficio para quem faz atividade física e quer emagrecer e fortalecer os músculos, é que a carne de frango tem muita proteína boa e apenas 215 calorias em 100 gramas. Estima-se que a quantidade de proteína presente no frango seja de 18 gramas a cada 100 gramas, um índice alto.

3. Ajuda a perder peso

Por ser uma carne leve e pouco calórica, a carne de frango é muito utilizada em dietas de emagrecimento, e de fato é a melhor opção para quem precisa perder peso com saúde.

4. Proporciona energia

Outro fator benéfico da carne de frango é que ela aumenta a energia devido às vitaminas B6 e B3 presentes no corte. Por isso, quando você estiver se sentindo cansado e sem energia para realizar as atividades do dia a dia, faça alguma receita comidinha bem leve e opte por duas fatias de frango grelhado.

5. Bom para o funcionamento da tireoide

Entre os benefícios da carne de frango está em ajudar a glândula da  tireoide a funcionar melhor. É que o selênio presente na carne de frango ajuda a manter a função da tireoide normal.

De acordo com um estudo recente, a deficiência de selênio pode levar a problemas de tireoide, como baixos níveis de T3.

6. Nutrientes, vitaminas e minerais da carne de frango

O frango possui nutrientes como vitamina C, folato, vitaminas do complexo B, selênio, cálcio, ferro, zinco, magnésio, fósforo e potássio. É uma boa opção de proteína magra para aqueles que precisam comer carne, seja para ganhar músculos ou ter uma vida saudável.

Benefícios do frango na musculação

frango musculação

O frango é um dos melhores alimentos para construção de músculos. Além de possuir uma alta concentração de proteínas  (cerca de 38g em 1 xícara), não possui muitas calorias e zero de carboidratos.

Além do mais, o frango é super versátil. Você consegue adaptá-lo em diversas receitas para não enjoar. Mas dê preferência ao frango cozido. O frango frito, por sua alta quantidade de gordura, não é interessante para quem malha.

Malefícios da carne de frango

maleficios carne frango

1. Atenção aos antibióticos

Algumas industrias produtoras acabam utilizando demasiadamente hormônios e antibióticos, e esse certamente é um dos malefícios da carne de frango.

Uma dica para fugir desse problema seria a escolha de comprar frango orgânico, criado com alimentação diferenciada e grãos.

2. Intoxicação alimentar

A presença de germes e bactérias no frango não é algo raro de acontecer. Com os atuais métodos de criação intensiva para produzir frangos de frango, condições de vida apertadas e crescimento rápido de galinhas, a carne fica muito propensa a infecção. A presença de bactérias potencialmente nocivas é bastante alta, como a salmonela e E. Coli.

3. Resistência a antibióticos

A resistência de bactérias a antibióticos é um problema mundial bastante preocupante. A carne de frango pode ser um grande contribuidor a isso. O uso desenfreado de antibióticos dado aos frangos pode aumentar bastante esse problema.


Viu, como existem benefícios e malefícios da carne de frango? Basta apenas ter atenção de onde irá comprar e criar suas receitas de forma mais tranquila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *