Pimenta: Benefícios para saúde e emagrecimento A pimenta pode ser uma grande aliado ao emagrecimento. Ela ainda apresenta muitos benefícios à saúde, quer ver?

pimenta emagrecimento saude

A pimenta é um ingrediente já bem conhecido no dia a dia da nossa culinária. Há pessoas que inclusive fazem questão de uma comida muito bem apimentada e não largam mão do molho de pimenta na hora do almoço.

Os primeiros indícios do uso da pimenta foram nas antigas civilizações do México e da América do Sul.

Já era notável mesmo entre eles o atrativo do aroma, a cor e o sabor da pimenta, inclusive tornando a preparação de carnes e cereais mais interessantes.

Eles utilizavam a pimenta também com a função de preservar os alimentos contra bactérias e fungos.

O fato é que a pimenta teve seu reconhecimento e hoje faz parte da culinária de praticamente todo o mundo.

Pimenta faz bem?

pimenta emagrecimento

O que muitas pessoas que consomem a pimenta não sabem, são os benefícios da pimenta para o nosso corpo.

A pimenta possui baixa caloria, é rica em carboidratos, e fibras alimentares.

Além disso a pimenta é rica em vitaminas A, B6 e C. Alguns minerais como potássio, magnésio e ferro também podem ser encontrados.

A capsaicina, é um composto responsável pelo calor fornecido pela pimenta, sendo este responsável por ajudar a perda de peso e ainda outros benefícios para o corpo.

Os benefícios da pimenta para a saúde

A pimenta está classificada como um alimento funcional, ou seja, que promovem diversos benefícios e preservam nossa saúde.

Os principais benefícios da pimenta para nosso corpo são:

1. Faz bem ao coração

Os capsaicinoides presentes na pimenta ajudam na quebra do colesterol e sua eliminação, deixando a pressão arterial controlada.

Além disso, as vitaminas e minerais presentes na pimenta agem no sistema circulatório, impedindo a formação de coágulos e diminuindo assim os riscos de AVC.

2. Melhora as defesas do corpo

Por ser rica em vitamina A e vitamina C, ela mantém a membrana mucosa saudável, sendo boa para aliviar sintomas de gripe e resfriados, além de manter a pele saudável.

A pimenta também possui propriedade anti-inflamatórias, e estudos recentes apontam que ela é capaz de eliminar 5 tipos bactérias, revelando uma ação antibacteriana.

A capsaicina presente na pimenta é eficaz também contra o câncer, sobretudo câncer de ovário, mama e próstata. Ela age como um quimiopreventivo e fazendo com que as células do câncer se destruam.

3. Melhora o ânimo

Um dos benefícios da pimenta é o de afetar positivamente o nosso humor, a presença de adrenalina e produção de serotonina no cérebro causa este efeito, nos deixando mais alertas e com um animo mais elevado, sendo útil inclusive para pessoas com depressão.

4. Combate a diabetes

A pimenta reduz a necessidade de insulina e o nível de glicose no sangue, ela também é capaz de reduzir a hiperinsulinemia de pacientes com diabeter tipo 2.

Pimenta ajuda a emagrecer

pimenta emagrecimento

A pimenta é um ótimo alimento para ficar presente na lista de compras de quem está procurando emagrecer.

Um dos maiores benefícios da pimenta está em ela ser um alimento termogênico, que são alimentos que aumentam o gasto calórico do corpo.

Alimentos termogênicos são essenciais na dieta de quem deseja agilizar o processo de redução de gordura.

Além disso, a pimenta ajuda a emagrecer também devido a outras características importantes.

  • Possui uma quantidade baixa de calorias, cerca de apenas 40 calorias por cada 100 gramas;
  • Aumenta a salivação e a secreção gástrica, facilita a digestão;
  • Acelera o metabolismo fazendo o corpo gastar mais calorias;
  • Reduz o apetite;
  • Controla a liberação de insulina, prevenindo o acúmulo de gordura localizada.

Além disso a adrenalina e a característica de melhorar o humor da pimenta te dá mais motivação para encarar os exercícios.

Consumo e cuidados

Quem deseja prover dos benefícios da pimenta na sua alimentação já pode incluir o alimento no cardápio, mas é preciso ter alguns pontos de atenção.

Evite molhos industrializados, pois estes contêm diversos aditivos químicos e possuem uma baixa concentração dos compostos ativos da pimenta, perdendo muitos dos seus benefícios.

Prefira a pimenta fresca ou molhos caseiros, sem adição de sal.

Se você é sensível a pimenta e mesmo assim deseja consumir o alimento, o conselho é que faça isso gradualmente, adicionando uma pequena quantidade no preparo de pratos que for comer.

Além disso é preciso ter cuidado, pois existem algumas contraindicações no consumo da pimenta.

  • O consumo excessivo pode irritar os órgãos digestivos, e deve ser evitado por pessoas que sofrem de úlcera e gastrite.
  • Pessoas com hemorroidas também não podem comer pimenta.
  • Molhos de pimenta em excesso, principalmente os industrializados podem levar a queimaduras na boca ou na língua e alterações respiratórias.

Alguns tipos de pimenta que você pode utilizar

pimenta emagrecimento saude

1. Pimenta Malagueta

Uma das pimentas mais conhecidas e possui uma forte ardência, muito utilizada na culinária do Nordeste, sobretudo na Bahia que gostam de pratos bastante apimentados como acarajé e feijoada.

2. Jalapeño

Popular no México e Estados Unidos, pode ser consumida fresca ou em molho, tem um grau de ardência moderado.

3. Dedo de moça

Conhecida como pimenta vermelha ou pimenta calabresa quando desidratada em flocos.

Tem uma ardência suave, é bastante saborosa.

4. Chili

Encontrada em três cores verde, amarelo e vermelho. A pimenta chilli originária do México é bem forte, muito utilizada em molhos e carnes.

5. Pimento de cheiro

Muito utilizada para temperar e dar cheiro a comida, pode ter diferentes teor de ardência, e também é muito presente na culinária nordestina.

6. Pimenta do reino

A pimenta do reino é oriunda da índia, e mesmo assim possui os mesmos benefícios das pimentas vindas da América do Sul e México.

É muito utilizada para dar aroma e sabor a comida e bastante utilizada de forma caseira no dia a dia.


A pimenta é um alimento versátil, que muito além das suas qualidades de dar aos nossos alimentos um ótimo sabor com um cheiro bastante atraente, as pimentas também fazem um ótimo trabalho para a nossa saúde.

Inclusive, inclui-la na nossa alimentação é bem simples, pois ela pode fazer parte da maioria das coisas que consumimos diariamente, como sopas, saldas, carnes e muito mais.

2 Replies to “Pimenta: Benefícios para saúde e emagrecimento A pimenta pode ser uma grande aliado ao emagrecimento. Ela ainda apresenta muitos benefícios à saúde, quer ver?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *