7 Benefícios da Maçã para a saúde Dentre os vários tipos de maçã, todas apresentam benefícios à saúde. Ela possui muitas vitaminas, nutrientes e pode até ajudar a emagrecer. Vamos saber mais?

beneficios da maça

Todo mundo já ouviu falar que devemos comer uma maçã por dia para manter nossa saúde. Mas você conhece todos os benefícios dessa fruta? O que faz essa fruta ser assim tão especial para a saúde?

A maçã é uma das frutas mais conhecidas e consumidas no mundo, e tem sido considerada um alimento milagroso devido a sua quantidade de vitaminas e minerais.

Tipos de Maçã

tipos de maça

Há diversos tipos de maçã, dentre as mais conhecidas no Brasil são: Gala, Fuji, Verde e a Argentina.

1. Gala

O tipo Gala foi descoberto na Nova Zelândia e é um dos tipos mais populares no mundo. Possui sabor doce e casca fina. Pode ser usada em sucos, saladas e como ótima opção para lanches. Por ter um tamanho menor é também muito apreciada pelas crianças.

2. Fuji

A maçã Fuji tem origem no Japão, como seu próprio nome diz. Possuem um tamanho maior e polpa bem suculenta. É considerada uma das variações mais doces, contendo entre 15 a 18% de açúcares. Por essa doçura, é uma ótima opção para receitas assadas como bolos e tortas. Normalmente possui uma duração maior do que outros tipos, podendo ser guardada na geladeira por semanas.

3. Verde

Este variação de maça tem origem australiana. A maçã verde possui um sabor bem mais cítrico que as outras e fica ótimas em saladas agridoces, molhos e como opção de lanche.

4. Argentina

Apesar do nome, essa variação foi descoberta no Peru. Possui uma forma bem clássica e característica, tendo a casca bem vermelha. Seu sabor não é muito doce, por isso fica ótima em saladas.

Benefícios da Maçã

Apesar da enorme variedade de tipos, a maçã possui benefícios parecidos. Todas possuem ótimas quantidade de flavonóides e antioxidantes, que ajudam a regenerar o dano de oxidação das atividades celulares.

Além disso a maçã possui fibras como a pectina que está associada a diversos benefícios como:

  • Regular o sistema digestivo
  • Controlar a diabetes
  • Reduzir a pressão sanguínea
  • Diminuir o nível de colesterol ruim

A maçã contém importantes nutrientes como:

  • Vitamina C – um poderoso antioxidante que bloqueia os danos causados pelos radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce.
  • Vitaminas do complexo B – As vitaminas do complexo B são peças-chave para manutenção dos glóbulos vermelhos e a manter o sistema nervoso em bom estado.
  • Minerais como o cálcio e potássio

Outros benefícios associados a maçã são:

1. Ajudar na saúde bucal

Uma maçã não é substituta de uma escova de dentes, mas comer uma maçã pode ajudar na saúde da gengiva e manter os dentes mais brancos. Mastigar uma maçã estimula a produção de saliva na boca, reduzindo a cárie dentária e as bactérias bucais.

2. Previne o Alzheimer

Estudos em cobaias tem mostrado que beber um copo de suco de maçã pode reduzir o risco de Alzheimer e os sinais de envelhecimento do cérebro. O estudo mostrou que as cobaias alimentadas com maçã apresentaram níveis mais elevados de neurotransmissor acetilcolina, importante substância que estimula a memória.

3. Reduz o risco de todos os tipos de câncer

Médicos concordam que consumir uma maçã por dia pode ajudar a prevenir o risco de câncer, no caso do pancreático em até 23%.

Estudos identificaram vários compostos triterpenoides em cascas de maçã que possuem potentes atividades anti-crescimento contra células cancerosas no fígado, cólon e mama.

Pesquisas em cobaias também descobriram que o extrato de maçã pode reduzir o tamanho de tumores mamários.

4. Ajuda a emagrecer

maça emagrece

Para manter seu peso saudável e melhorar a saúde em geral, médicos recomendam uma dieta rica em fibras. As fibras ajudam na saciedade e fazem você comer menos.

5. Previne a catarata

Estudos recentes tem mostrado que uma dieta rica em frutas que contêm antioxidantes, como a maçã, previnem o risco de ter catarata em 10 a 15%.

6. Ajuda a desintoxicar

O fígado é responsável por eliminar toxinas de nosso corpo, que consumimos através de uma má alimentação como o consumo de refrigerantes e enlatados.

Uma das formas mais fáceis de desintoxicar seu corpo e auxiliar o seu fígado nessa tarefa é consumindo frutas como a maçã.

7. Mantém a saúde do coração

Estudos tem provado que a alta ingestão de fibra solúvel ajuda da diminuição do acúmulo de placas de colesterol nas artérias.

Além disso, o composto fenólico encontrado em peles de maçã também evita que o colesterol se solidifique nas paredes da artéria. Quando a placa já está formada, ela reduz o fluxo sanguíneo para o coração, levando ao risco de ataques cardíacos e a doença arterial coronariana.

Malefícios da maçã

É certo que consumir maçãs traz muito mais benefício que malefício. Não há nenhum risco grave no consumo da maçã.

Porém, é bom ficar atento quanto ao consumo das sementes da maçã. Elas possuem uma substância chamada cianeto, que é considerado veneno se consumido em altas quantidades.

Podemos consumir a casca da maçã?

Muitos tem dúvida quanto ao consumo da casca da maçã. Médicos dizem que a maioria dos benefícios e das vitaminas da maçã estão presentes na casca. Por isso não descasque as maçãs quando for consumi-las.

Claro que, por conta dos agrotóxicos, dê preferência ao consumo de maçãs orgânicas. Se não for possível, aí sim é aconselhável retirar a casca para o consumo.

Posso consumir maçãs, mesmo tendo diabetes tipo 2?

De acordo com médico, as maçãs são muito nutritivas e não é problema consumi-las mesmo tendo diabetes. Só lembre de consumir uma pequena quantidade da fruta e sempre que possível com a casca.


Agora que você já conhece os benefícios da maçã, que tal compartilhar para que todos possam ter conhecimento sobre as maravilhas dessa fruta. Deixe também seu comentário se souber de mais algum benefício da maçã.

4 Replies to “7 Benefícios da Maçã para a saúde Dentre os vários tipos de maçã, todas apresentam benefícios à saúde. Ela possui muitas vitaminas, nutrientes e pode até ajudar a emagrecer. Vamos saber mais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *